Departamento Editorial
Este link será brevemente ativado
Tudo Serve
Palestras Notícias Reportagens
Centro Espírita
Educandário Eurípedes
Inst.Popular Humberto de Campos
Creche Gustavo Marcondes
Creche Mãe Luiza
Segunda, 22 de Setembro de 2014  
Home Page
Apresentação
Grade de Atividades
Cursos
Palestras
Assistência Espiritual
Preleções Evangélicas
Atendimentos
Casa de Apoio à Vida
Mocidade Espírita
Educação Espírita
Voluntariado
Fale Conosco
Localização
Boletim
Notícias
Eventos
Campanhas
Reportagens
Vídeos
Palestra AO VIVO
Palestras gravadas
Aulas de Espiritismo
Espiritismo
Livros / CDs
Biografias
Mensagens
Calendário
Arte
Grupo de Teatro
   Cativarte
Coral
Vozes do Amanhã
::  Casa de Apoio à Vida
A Casa de Apoio à Vida (CAVI) é uma entidade sem fins lucrativos, voltada á assistência social e orientação sócio-educativa para a gestante carente e seu grupo familiar.

Em 1979, criou-se no Instituto Popular Humberto de Campos do Centro Espírita Allan Kardec um serviço voltado ao apoio das gestantes adultas de baixa renda.

Em 2001 esse serviço foi reestruturado e ampliado sendo então criada a Casa de Apoio à Vida, que recebeu um espaço só seu à Rua Irmã Serafina, 687 Campinas - S. Paulo, em frente ao Centro Espírita Allan Kardec.

Elas chegam com vários problemas: abandono por parte do companheiro, a família que não as aceitam e nem ao futuro bebê, falta de perspectiva, baixa auto-estima. Nesse quadro, o objetivo da Casa é promover o apoio integral á família, tanto psicológico como material.

As gestantes adolescentes participam do "curso de orientação maternal" durante 6 meses, com aulas sobre as transformações no corpo durante a gestação, parto, pós-parto, cuidados com o bebê e métodos anticoncepcionais, DST, drogas e seus efeitos.

Todos meses os grupos de voluntários fazem visitas domiciliares, quando então verificam os problemas enfrentados pelas gestantes e as necessidades da família, orientando e encaminhando para profissionais especializados e para a rede de serviços assistenciais.

Para as adolescentes há cursos semi- profissionalizantes de recepcionista, informática, artesanato e manicure. As gestantes adultas participam do "curso de orientação maternal" durante 10 semanas e fazem o curso de artesanato objetivando a capacitação para o trabalho e a geração de renda.

Na terapia em grupo todas as gestantes têm a oportunidade de falar sobre seus problemas, recebendo apoio emocional tanto das companheiras de curso como dos voluntários e psicólogos.

Durante as aulas, as gestantes recebem vale transporte e lanche. Todos os meses elas recebem uma cesta básica e na época do nascimento do bebê, são doados os enxovais.

A CAVI atende cerca de 60 gestantes adolescentes e 100 gestantes adultas anualmente.

Visite o blog da Casa de Apoio à Vida: http://www.blogdacavi.blogspot.com
© 2003 CEAK Campinas - Todos os direitos reservados. Produzido por Interside